quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HUMOR MÉDICO

Como estou há muitos dias sem postar, resolvi postar algumas charges de um dos meus blogs preferidos ( dos que não dão sono ). Trata-se de um blog de humor médico muito bem bolado do Dr. Solon Maia, um Jovem médico de Goiânia, que mostra de maneira muito bem humorada situações do dia a dia dos médicos.

quem gostar acesse o blog dele: Meus Nervos


                                       CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR!

















sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SANGUE NOVO

Esta semana tive o prazer de conhecer dois novos colegas médicos, Dr Diogo e Dr Gabriel, que estão atendendo em Porto dos Gaúchos. Posso dizer que a primeira impressão não poderia ser melhor, os dois são pura simpatia e pela conversa que tivemos pude perceber que eles tem uma ótima formação.

Sejam Bem Vindos!

domingo, 6 de janeiro de 2013

HÁ VAGAS PARA MÉDICOS!!


Acabo de completar 4 anos atuando como médico no Vale do Arinos e uma situação que sempre vejo são os municípios da região procurando médicos. Nunca estão com seu quadro completo, quando completa em um município falta em outro, em Porto dos Gaúchos eu trabalhei com 7 médicos diferentes nestes 4 anos e houve um longo período em que estive sozinho.  

Em contrapartida disso vimos uma serie de reportagem no Jornal Nacional sobre o ensino médico no Brasil e um dos destaques desta serie foi mostrar que o numero de faculdades de medicina no Brasil mais que dobrou nos últimos 10 anos. E é verdade., no ano em que fiz meu vestibular, por exemplo, o mato grosso formou 40 novos médicos hoje forma mais de 200. Isso tudo mostra um futuro complicado para a medicina, por que o aumento da quantidade geralmente vem acompanhado na redução da qualidade.

Mas se forma tantos médicos novos, por que os municípios do Vale do Arinos não conseguem completar seu quadro de médicos?  Simples, junto com o aumento do número de profissionais aumentou-se também o número de postos de trabalho para médicos, principalmente nos grandes centros e nas regiões próximas a eles. Ou seja, faltam médicos até nas capitais e regiões metropolitanas.

Outro ponto que contribui para a falta de médicos na nossa região é a equiparação salarial. Há anos atrás um médico que se aventurava em vir para regiões longes dos grandes centros recebia verdadeiras fortunas de remuneração e tinha a possibilidade de enriquecer rápido. Porém hoje os repasses do Governo Federal para manter um PSF, por exemplo, é igual em todos os lugares e os municípios não conseguem dar uma contrapartida atrativa. Soma-se a isso o fato dos hospitais da região viverem de repasses menores, pois são de baixa e média complexidade, logo os valores dos plantões, na nossa região, são bem inferiores ao que se recebe na capital do estado, por exemplo.

Resumindo: por um PSF no vale do Arinos se recebe em média uns 20% a mais do que na capital do estado, e as cidades que circunda a capital já tem valores semelhantes ou até superiores aos nossos. Um plantão em um hospital público em Cuiabá se recebe de duas as vezes três vezes do valor pago na nossa região, visto que os hospitais são de alta complexidade. Trabalha-se mais, porém recebe-se bem mais!

Logo destes 200 médicos que se formam no mato grosso poucos são os que estão dispostos a se aventurar pelo norte do estado e os poucos que vem, são por motivos pessoais e não financeiros (como no meu caso). Alias a maioria dos que se graduam no Mato Grosso não ficam nem no estado, pois no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Sul do Brasil se recebe o mesmo que em Cuiabá. Não é atoa que encontro mais colegas de faculdade quando vou a São Paulo do que em Cuiabá.

A situação parece complicada e sem solução, porém existe um Projeto de Emenda Constitucional de autoria do Deputado Federal Dr Ronaldo Caiado (DEM-GO) que vem apresentar uma solução para esse problema. Mas vou deixar para falar dela em outro texto, se não este vai ficar muito cansativo e ninguém vai ler.

VOLTANDO A PALPITAR


Em meio à correria do dia a dia ficou para trás um dos meus hobbies mais prazerosos, o de escrever.  Sempre gostei de escrever, inclusive textos críticos. Durante o período da faculdade eu mantive um blog e, diga-se de passagem, não perdoava ninguém.

Não sei ao certo por que parei de escrever, talvez tenha sido mesmo só a correria do trabalho, talvez a preguiça, ou talvez por preferir uma posição mais confortável de não demonstrar minha opinião sobre assuntos do cotidiano, especialmente do cotidiano local e regional. Parece até covardia, e era mesmo!

 De certa forma  tinha razão, por que a partir do momento que sai um pouco da minha posição confortável e expressei minha opinião descobri o quão verdadeiro é aquele velho proverbio: “Para conseguir inimigos não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.” Agora que já os tenho, não vejo mais motivos para me abster deste meu hobbie tão prazeroso.

Porém não estou aqui para fazer um “blog chato” com textos fabulosos (no sentido de fábulas) que só fazem criticas, para isso já temos outro “Dr”. Alias já estou com saudades do blog dele, o qual sempre leio (principalmente quando estou sem sono). Vejo que ele deu um tempo em suas postagens, certamente ficou sem inspiração, agora que não tem mais a quem criticar. Espero que seja só uma pausa e espero também que não abandone seu senso crítico de denunciar aquilo que ele julga estar errado. O mundo precisa de pessoas assim, que botam a boca no trombone, e não de covardes que se calam para não ter inimigos.

Pretendo fazer um blog voltado principalmente para assuntos relacionados à saúde, mas é claro que não deixarei de escrever meus textinhos críticos.